A campanha foi antecipada e municípios devem evitar aglomerações

O início da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza será antecipado para a próxima segunda-feira (23/3). Dividida em três fases

A medida será tomada para auxiliar profissionais de Saúde a descartarem a doença na triagem de casos para coronavírus (covid-19).

Além de facilitar a triagem, a medida visa acelerar o diagnóstico e minimizar o impacto nos serviços prestados. 

Em Minas Gerais, a meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente 7 milhões de pessoas.

PRIMEIRA FASE
23 de março a 15 de abril

Idosos e trabalhadores da Saúde.

Esse primeiro grupo está mais suscetível ao vírus da influenza.

Em Minas, 2,3 milhões de pessoas fazem parte do grupo com 60 anos ou mais de idade e do grupo de profissionais de Saúde são 460.500 pessoas.

SEGUNDA FASE
16 de abril a 5 de maio

Serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

TERCEIRA FASE
 9 a 22 de maio

Nesta última fase serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas,
população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

AGLOMERAÇÕES

Diante dos casos do Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem uma série de estratégias para evitar aglomerações durante a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Cada município terá autonomia para definir quais medidas irá adotar.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *