As unidades de saúde oferecem consulta e soroterapia oral e/ou venosa quando necessário e prescrito pelo médico

Em função do aumento de casos prováveis de arboviroses, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), definiu 10 unidades de saúde (estrategicamente localizadas em sua região), para atender a população com sintomas dessas doenças e precisam de soroterapia.

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Estes reforços no atendimento aos usuários começam a funcionar a partir desta terça-feira (27) e a expectativa é de que a descentralização reduza a busca por atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já que os atendimentos serão mais ágeis e resolutivos nas próprias unidades de saúde.

Importante destacar que todas as demais unidades de saúde do Município estão atendendo casos de suspeitas de dengue, zika e chikungunya. E que nos primeiros sinais de qualquer um dos sintomas, os usuários devem procurar a unidade de saúde do seu bairro. Portanto, é a unidade de saúde do usuário que vai encaminhá-lo para a unidade de saúde referência em arbovidores, se necessário. 

Nas unidades referência serão ofertadas de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, consulta médica e de enfermagem; soroterapia oral e/ou venosa quando necessário e prescrito pelo médico e medicamentos oral e venoso.

Confira quais são as unidades referência:

ESF Altinópolis III e IV;

ESF São Raimundo I e II;

ESF Jardim Pérola;

ESF Mãe de Deus I e II;

ESF Nossa Senhora das Graças/ EAP NSG / ESF Esperança;

ESF Santa Rita III e IV / EAP Santa Rita;

ESF São Pedro;

ESF Novo Horizonte e Vitória;

ESF Turmalina II e III;

ESF Atalaia e ESF Azteca

Notificações em Valadares

Segundo dados do Departamento de Epidemiologia, da SMS, até o dia 24 de fevereiro deste ano, foram notificados 1.905 casos prováveis de arboviroses em residentes em Valadares, sem nenhuma morte suspeita – sendo 1.401 de dengue, 498 de chikungunya e 6 de zika.

Até 25 de fevereiro do ano passado, quando tivemos um ano epidêmico de dengue, zika e chikungunya, os números registraram 1.370 casos prováveis dessas doenças, sendo 1.239 de dengue, 129 de chikungunya e 2 de zika.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *